Cálculo de Honorários

>> Planilha de Verificação de Custos
>> Planilha de Verificação da Carga Horária e do Valor da Hora Trabalhada

Este trabalho tem por finalidade oferecer uma alternativa criteriosa para o cálculo dos honorários profissionais dos cirurgiões-dentistas.
O cirurgião-dentista vende serviços e necessita saber por quanto precisa vendê-los. Acreditamos que não é perguntando ao colega do lado, que ele possa estabelecer com segurança seus honorários, a menos que sua realidade pessoal e a de sua clientela sejam absolutamente iguais às do seu vizinho.

Sabemos que é básico para a sobrevivência de qualquer empresa, o cálculo do valor de venda de seus produtos e serviços. Para transpor a porta de seu consultório particular, o profissional liberal percebe que tem a necessidade de acesso a um grande número de informações que lhe permitam administrar corretamente sua "pequena empresa" e fugir das soluções intuitivas ou empíricas.

Escolher onde localizar ou instalar o seu consultório, legalizá-lo, comprar equipamentos, admitir e demitir empregados, estabelecer contratos de prestação de serviços com seus pacientes, calcular honorários, declarar imposto de renda, são algumas armadilhas no dia-a-dia do liberal.

Desse modo, propomos uma fórmula que permita a cada profissional produzir sua tabela individual, ou seja, o valor de venda de seus serviços, baseado nos seus custos, nas suas necessidades e no seu tempo disponível para o trabalho. Sobre estes 3 fatores cada dentista poderá atuar livremente, na periodicidade que desejar, podendo até atualizá-los a cada mês.

O profissional concluirá o custo de sua hora e de cada 5 minutos de trabalho, que chamamos de VMUT(Valor Médio da Unidade de Tempo de 5 minutos). Com tal conhecimento, será possível criar uma tabela de honorários própria, onde define cada evento odontológico que costuma realizar e quantas UT (5 minutos) necessita para realizá-lo e consequentemente, qual o valor que deve cobrar pelo evento. Em relação às próteses, os custos de laboratório devem ser adicionados ao resultado.

Essa fórmula permite também que aqueles que possam reduzir os seus custos e/ou aumentar o seu número de horas de trabalho, ou ainda melhorar a produtividade usando os recursos da ergonomia, tenham a possibilidade de determinar um valor final de venda de seus serviços, compatível com a realidade social de sua clientela potencial.

As planilhas irão permitir que você mesmo calcule quais honorários que realmente precisa cobrar dos seus clientes. Lembramos que você pode imprimir as planilhas.

Não esqueça de reunir todos os documentos necessários e mãos a obra!

 

|